A Equipa das Bibliotecas Escolares deseja a toda a comunidade educativa Um Bom Ano Letivo!

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Feira do Livro Concelhia

A feira do livro concelhia realizou-se nos dias 3, 4, 5 e 6 de maio no Mercado Municipal/Casa das Artes/Biblioteca Municipal, no âmbito da Semana da Leitura. A realização deste evento esteve a cargo das bibliotecas escolares do concelho em colaboração com a Biblioteca Municipal e Autarquia.
A Biblioteca escolar do nosso agrupamento dinamizou várias atividades relacionadas com o livro, a leitura e a escrita, no dia 4 de maio, durante o dia e a noite, direcionadas para toda a comunidade educativa e comunidade envolvente.

Durante o período da manhã e tarde, o ator Rui Ramos foi um dos convidados para dinamizar a hora do conto de uma forma original e divertida. Esta, foi dirigida a alunos de 4.º ano, de todas as escolas do nosso agrupamento, com a história “Pequenos corações Verdes” e alunos do terceiro ciclo com o conto “O Falcão de Bonaparte”.

Foram momentos de grande diversão recheados de gargalhadas e alegria.

Tivemos também o privilégio de ter connosco o Grupo de dança “As Poderosas” orientado pela professora Graça Bica que engrandeceu e encantou todo o público presente com a coreografia apresentada.


O Workshop – BD/ilustração orientado pela Artista Plástica Maria Lima para alunos de 3.º ciclo. Foi muito estimulante e criativo, os alunos através de uma palavra teriam de construir uma banda desenhada.

Saíram trabalhos lindíssimos…

Parabéns aos participantes!
A Peça de teatro “Felizmente há luarde Luís Sttau Monteiro, pelo grupo de teatro "Os Saltimbancos", decorreu na Casa das Artes e teve a participação de alunos do Secundário da EBS de Felgueiras. Os alunos aderiram em grande número estando a Casa das Artes lotada.


O encontro com o escritor, Pedro Chagas Freitas foi um dos pontos mais altos da feira do livro. A adesão e participação por parte da comunidade foi grande número.
 Pedro Chagas Freitas é um dos escritores que mais vende em Portugal, em Itália e no Brasil. É um fenómeno de ascensão e sucesso no panorama literário português.
 O escritor falou da sua vida e da sua escrita variada: Romances, novelas, contos, crónicas, guiões, letras de música e textos publicitários. Durante o encontro, interagiu com os leitores mantendo-os sempre interessados e atentos a tudo que diz respeito à escrita e ao livro.


Para finalizar a feira do livro concelhia, no dia 6 de maio, realizou-se na Biblioteca Municipal a final concelhia do Concurso “Grafema a grafema”.

Este evento tem como objetivo fomentar o conhecimento da língua portuguesa, contribuir para a literacia através do estudo e soletração de palavras previamente escolhidas.
O nosso agrupamento foi bem representado em todos os níveis, três alunos de 4.º ano, três de 2.º ciclo e três de 3.º ciclo, ficando com o terceiro lugar, a nível concelhio, do 2.º nível.





Sem comentários:

Enviar um comentário