A Equipa das Bibliotecas Escolares deseja a toda a comunidade educativa Um Bom Ano Letivo!

Missão da BE

 1.     Missão e funções da Biblioteca Escolar

“A Biblioteca escolar deve proporcionar acesso a um conjunto de recursos que apoiem os alunos, professores e pais nas atividades de ensino-aprendizagem, cumprindo objetivos curriculares e de suporte a atividades e a projetos de âmbito extracurricular. Deve ainda possuir recursos informativos e de lazer capazes de responder a necessidades intelectuais e formativas dos utilizadores, cumprindo, desta forma, objetivos lúdicos, recreativos e culturais”. A definição da missão rege-se “pelos princípios de liberdade e igualdade de acesso ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação, sem distinção de raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social…”.

Também de acordo com as diretrizes emanadas do Gabinete da Rede, assumimos que a biblioteca escolar tem as seguintes funções:

- Informativa - Fornecer informação de confiança, rápido acesso e transferência de informação.

- Educativa - Promover educação contínua e ao longo da vida através de provisão de instalações e de atmosfera para aprendizagem, orientação na localização, seleção e utilização de materiais e treino em destreza de informação, através da integração com os ensinamentos da aula e a promoção da liberdade intelectual.

- Cultural - Melhorar a qualidade de vida, através da apresentação e apoio da experiência estética, orientação na apreciação das artes, encorajamento da criatividade e desenvolvimento de relações humanas positivas.

- Recreativa - Manter e aumentar uma vida equilibrada e enriquecida e encorajar a utilização útil do tempo de descanso, através do fornecimento de informação recreativa, de materiais e de programas de valor recreativo e da orientação no uso do tempo de lazer.

A BE procura cumprir estas funções desenvolvendo políticas e serviços, selecionando e adquirindo recursos diversificados, disponibilizando um espaço acolhedor, um ambiente agradável, equipamentos atualizados e proporcionando acesso material e intelectual a diferentes fontes de informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário