A Equipa das Bibliotecas Escolares deseja a toda a comunidade educativa Um Bom Ano Letivo!

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

MIBE 2018


Como já vem sendo tradição, no passado mês de outubro comemorou-se mais uma vez o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com diferentes atividades.

No início de outubro, a equipa da Biblioteca Escolar acolheu os alunos que chegaram de novo, no sentido de formar os novos utilizadores para um uso responsável e autónomo da BE: deu-lhes a conhecer os serviços que este espaço lhes oferece, explicou-lhe as regras de funcionamento da BE e levou-os à descoberta dos TESOUROS escondidos por estas paragens.

Num segundo momento, estes alunos do 5.º ano participaram num peddy-paper que pôs à prova tudo o que aprenderam sobre a BE nesta visita. Os alunos participaram com grande entusiasmo na procura das respostas pedidas. As respostas corretas comprovaram que escutaram com muita atenção o que lhes foi transmitido.


Ainda no início de outubro, exposições nas bibliotecas de livros/trabalhos e um PPT sobre a implantação da República em Portugal assinalaram o 5 de outubro, data tão importante da nossa história.

Já a meio do mês, para comemorar o dia Mundial da Alimentação, elaboraram-se marcadores de livros inspirados na temática da importância de uma alimentação saudável, em articulação com o subdepartamento de Português do 3.º ciclo. De realçar a importância da colaboração dos alunos e professores envolvidos.

Ainda neste mês, a Biblioteca Escolar levou a Hora do Conto aos alunos da educação-pré escolar e primeiro ciclo com a atriz Ana Azevedo que contou a história “Camilo, um Camelo no deserto”. Alunos e professores envolveram-se com bastante entusiamo e empenho na atividade.


O encerramento do mês de outubro foi assinalado com sessões de cinema, em articulação com o subdepartamento de Inglês do 2º ciclo. Para este dia, que é de Halloween, foi escolhido o filme «Coco», dos realizadores Lee Unkrich e Adrian Molina. A biblioteca viu-se decorada a rigor e, no final, alunos e professores tiveram direito a uma pequena lembrança. Quem visitou a BE neste final do mês pode ainda apreciar a exposição de livros que lá existem relacionados com a temática do Halloween - bruxas e esqueletos, lanternas medonhas que são abóboras, teias e aranhas, vampiros e fantasmas, monstros medonhos e aventuras de cortar a respiração, mistério e suspense e... poesia.



Sem comentários:

Enviar um comentário