A Equipa das Bibliotecas Escolares deseja a toda a comunidade educativa Um Bom Ano Letivo!

terça-feira, 1 de novembro de 2016

"Bruno aprende a não comer doces" - CE de Pombeiro

AJUDARIS´16
HISTÓRIAS DE ENCANTAR

Chegou o primeiro dia de escola para o Bruno.
          Estava um lindo dia de sol e quem o levou à escola foram os pais. O seu pai era um senhor bastante alto e tinha uns óculos muito grandes e quadrados. A mãe era uma senhora muito bonita e simpática.
O Bruno fez uma grande birra e os pais ficaram admirados, pois, em casa, ele prometeu que ia portar-se bem e, para além disso, andava sempre a pedir para ir para a escola.
Este menino era um pouco diferente dos outros meninos: era muito gordo, tinha os dentes amarelos, cheirava mal da boca e, sempre que falava, da boca saía um cheiro tão esquisito, que os amigos tinham que tapar o nariz! Para além disso, no recreio quase não brincava com ninguém.Todos os dias se queixava com dores: ou era a barriga ou eram os dentes.
Parecia que tinha formigas a fazerem-lhe cócegas nas mãos, nos pés e pelo corpo todo. Ele não parava quieto, estava sempre, sempre a mexer-se.
Passaram alguns dias e os amigos da sala acharam estranho estes comportamentos dele e, para além disso, o mais estranho era, mesmo na hora do recreio, que todos se juntavam para fazerem as brincadeiras e o Bruno, sem que o descobrissem, escondia-se no armário, onde guardava a sua lancheira.
Quando o Bruno entrou para a sala, alguns dos amigos que se preocupavam com ele resolveram espiar o que se encontrava dentro daquele armário. Ficaram espantados com o que viram!
Ao abrir a lancheira, só viram doces e guloseimas… e eram tantas!…
Ao verem aqueles doces todos, lembraram-se do que tinham aprendido na escola sobre a alimentação saudável e resolveram ajudar o amigo Bruno. Então, sem que ele visse, fizeram uma troca: no lugar dos doces colocaram alimentos saudáveis.
Quando o Bruno se escondeu novamente no armário e pegou na mochila, viu que o seu lanche era diferente dos outros dias. Olhou, voltou a olhar e não tocou em nada. Achou tudo muito estranho. Mas como estava com fome, começou a comer o que lá estava: a maçã, o iogurte e o pão.
Ele imaginou que a maçã era feita de gomas, o iogurte feito de doces e o pão que era o bolo que ele adorava.
E sabem uma coisa? Ele adorou o lanche!
Quando chegou à sala disse:
- Amigos, gostei muito do meu lanche!
Os amigos disseram-lhe que foram eles que escolheram o lanche que ele comeu porque estavam preocupados com a sua saúde.
A partir desse dia, era ele que ajudava a mãe a escolher os alimentos saudáveis para levar para a escola.
Na escola, a professora e os amigos uniram-se para ajudar o Bruno. Para além da alimentação ser mais saudável, ele já procurava os amigos para brincar, correr e fazer ginástica.
E acreditem, hoje é um menino mais cuidadoso com o seu corpo. Os seus dentes estão mais branquinhos e cheirosos, as dores de barriga e de dentes desapareceram e está muito mais calmo.
As “formiguinhas” que o aborreciam parece que adormeceram para sempre!…

Educação Pré-Escolar do CE de Pombeiro Turma: D2
Educadora: Cristina Maria Bastos de Araújo Dias Alves


 Ilustração: Raquel Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário